top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

3 Mitos sobre o Comércio Exterior que você deve esquecer!

Atualizado: 28 de out. de 2021


Você provavelmente já deve ter ouvido que importar é algo burocrático e só para grandes empresas, certo? Diversas coisas são faladas sobre importação e existem muitos exageros em algumas afirmações. Vamos extinguir alguns mitos que atrapalham a vida dos empresários e dificultam boas oportunidades de negócios!


Importação só compensa para grandes empresas

MITO: A verdade é que essa operação é acessível desde micro até grandes empresas. A análise de viabilidade deve ser sempre realizada caso a caso, pois o sucesso em um programa de importação dependerá de diversos fatores, tais como tipo de produto, segmento de mercado, relacionamento com os exportadores, etc. Por isso, é muito importante realizar um planejamento com profissionais especializados e regularizar a empresa realizando os registros necessários no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).


A burocracia é muito complexa

MITO: O processo de importação possui suas particularidades, assim como qualquer outro procedimento no mundo dos negócios. É muito importante fazer uma boa negociação, sanar todas as dúvidas referentes aos produtos e as condições comerciais na hora da compra. Além disso, é fundamental estar atento ao preenchimento dos documentos necessários em uma importação, pois os documentos variam de acordo com o tipo de carga. Para facilitar, conte com a ajuda de uma empresa que organize toda a documentação e logística relacionada ao processo de importação.


Prazo de entrega enormes e muito maiores que no mercado nacional

MITO: Nem sempre! Embora os prazos costumam ser maiores por causa da logística marítima, dependendo do segmento ou o tipo de produto, a entrega pode ser até mais rápida se comparada a uma mesma mercadoria comprada de um fornecedor nacional. O prazo de entrega muitas vezes também está atrelado à capacidade produtiva de um determinado fornecedor. Muitas vezes um fornecedor estrangeiro consegue ser mais rápido na produção, reduzindo o prazo de entrega.


Como a Dama pode te ajudar?!

Nossos profissionais ajudam a desmistificar esses mitos do mercado com informações detalhadas e claras sobre cada um dos processos. Fale com a gente aqui.


95 visualizações0 comentário
bottom of page