top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

O que é seguro internacional de carga e como ele funciona!


O seguro internacional de carga é um contrato feito entre o importador e a empresa de seguro e sua finalidade é dar cobertura caso aconteçam danos à carga.


O transporte internacional de carga oferece diferentes riscos para as mercadorias transportadas, não importa o tipo de modal e mesmo que o percurso seja curto e simples, a carga não está livre de qualquer sinistro. Um seguro internacional cobre todas as avarias que os produtos sofrem quando transportados em sua rota. O seguro vale durante toda a viagem, mas é possível estendê-lo para o período de armazenamento também.


Esse seguro é obrigatório?


O seguro da carga não é obrigatório, porém por normalmente ter um valor relativamente baixo, se comparado ao valor total da carga, recomendamos a utilização do seguro como ferramenta de gestão de risco nas operações internacionais.

A responsabilidade pela contratação do seguro, dependerá do Incoterm negociado entre o exportador e o importador. Por exemplo: uma exportação em que seja negociado o Incoterm CIF, o exportador deve incluir o seguro no custo da mercadoria.


E como funciona o seguro internacional de carga?

As condições comerciais contidas na apólice de seguro, irão variar de acordo com a seguradora contratada. O valor da apólice também varia de acordo com a cobertura ofertada. Por isso é muito importante uma assessoria como a Dama, para que você entenda o que está sendo contratado e quais as condições oferecidas.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page