• Renato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

O que é Importação por Conta e Ordem de Terceiros?

Quais as vantagens de operar através deste modelo?



Para poder explicar as vantagens do modelo de importação por conta e ordem, é importante entender melhor este conceito. Conforme o site da receita Federal – “A importação por conta e ordem de terceiro é um serviço prestado por uma empresa – a importadora- a qual promove em seu nome, o Despacho Aduaneiro de Importação de mercadorias adquiridas por outra empresa – a adquirente – em razão de contrato previamente firmado, que pode compreender ainda a prestação de outros serviços relacionados com a transação comercial, como a realização de preços e intermediação comercial (art, 2º da IN RFB nº 1.861/2018).


A importação por conta e ordem é um modelo interessante pois permite que uma empresa possa obter as vantagens de realizar importações diretas, mas sem a necessidade de internalizar toda a sua capacidade técnica e administrativa.


Os processos de importação envolvem diversos departamentos dentro da organização, mas muitas vezes ele utiliza a capacidades técnicas específicas dentro de cada departamento, e que em muitos casos, não fazem parte do dia-a-dia da empresa. Por isso, uma empresa de assessoria acaba atuando como um setor de suporte para os diferentes departamentos da empresa, tais como o setor contábil, jurídico, logística, compras, negociação, trazendo o conhecimento das especificidades da importação para dentro de cada departamento.


Tudo isso facilita muito aos clientes, pois evita que as empresas tenham que obrigatoriamente criar um setor de comércio exterior, através da utilização de escritórios especializados nesse ramo, como nosso escritório DAMA. O nosso objetivo com esse tipo de operação, é descarregar esta carga de trabalho do nosso cliente, permitindo que o cliente consiga focar em seu negócio principal, dando uma assessoria profissional para que ele consiga otimizar seus processos de importação utilizando um conhecimento especializado.


Leia também: A importância de uma Assessoria Especializada em Importação


49 visualizações0 comentário