top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

A Importância de uma Assessoria Especializada em Importação

Atualizado: 11 de nov. de 2020



Ao adentrar no mercado internacional, sua empresa precisa estar primeiramente preparada e, acima de tudo segura, para dar esse importante passo. Nós da DAMA temos o seguinte lema: “Não deixe de fazer negócios com o mundo, mas faça sempre com segurança”.

O processo de importação de produtos requer, sem dúvidas, conhecimento técnico, legal, tributário e experiência logística em todas as suas etapas. A comunicação entre as empresas de ambos os países precisa ser sólida, fazendo-se necessário o domínio de línguas estrangeiras para que não haja falha na comunicação entre as empresas.

Um outro ponto, é que o processo de desembaraço aduaneiro e logístico da carga também precisa ser realizado com muita cautela, para que não ocorram problemas que onerem financeiramente o processo com despesas não esperadas, tais como erros de documentos e atrasos de prazos de entregas.

Cada produto a ser importado, apresenta um código fiscal (aqui no Mercosul chamado de NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul), onde cada qual apresentará tributação e legislação específicas. A identificação e classificação tributária dos produtos requer muito conhecimento, para minimizar problemas em uma possível fiscalização da Receita Federal, que podem gerar multas.

As empresas comerciais importadoras, especializadas na prestação de serviços de assessoria em importação, auxiliam nos comparativos de cotações com agentes de cargas e logística do transporte, podendo com isso, gerar economia para o cliente. Elas possuem experiência para realizar as estimativas de custo para sua empresa, para que seja possível conhecer o custo de aquisição, incluindo todas as despesas envolvidas no processo de importação. Essa estimativa possibilita a análise de viabilidade de custos, trazendo a certeza ao cliente de estar fazendo um bom investimento.

Os escritórios de assessoria, auxiliam ainda a minimizar o risco de contatos com fornecedores falsos, ou com má reputação de mercado. Alguns escritórios de assessoria, como o da DAMA, possuem ainda serviços de inspeção da qualidade dos produtos nos países estrangeiros. Uma outra vantagem ao falarmos de fornecedores é a gama de parceiros que possuímos e representamos no exterior, que ao longo desses anos de estrada, pudemos firmar importantes parcerias, assegurando ainda mais as negociações internacionais.

Algumas Trading Companies, como a nossa, possuem ainda benefícios fiscais diferenciados no Estado de Santa Catarina, reduzindo o custo das operações. Além disso, como todo processo é realizado por nosso escritório, as empresas não necessitam realizar abertura de um setor de Comércio Exterior, podendo realizar de maneira terceirizada esse serviço.

Se você é empresário e gosta de tranquilidade, agilidade e segurança, não tenha dúvidas de contar com os serviços de um escritório de assessoria de comércio exterior. Nós da DAMA possuímos uma equipe especializada para auxiliar em todas as etapas do processo.




Leia também: Made in China

111 visualizações0 comentário
bottom of page