top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

O Impacto dos Feriados na China nos Negócios Internacionais


Faz parte da tradição Chinesa a comemoração de alguns feridos mais prolongados, e que devido a cultura Chinesa, existe um respeito por parte de todo povo Chinês a esses feriados. Durante estes feriados o volume de negócios reduz bastante, pois é uma época em que os trabalhadores que migraram para os grandes centros, possam retornar ao interior para visitar familiares.


Por isso, para as empresas que realizam negócios com a China, é muito importante atentar para estes feriados, pois eles acabam gerando um impacto em diferentes aspectos do negócio. Os períodos pré-feriado e pós-feriado normalmente geram uma sobrecarga na produção das fábricas impactando os prazos de entrega dos produtos importados. Ao mesmo tempo, com este acumulo na demanda, isso gera uma sobrecarga na rede logística o que também pode impactar em atrasos nos embarques internacionais e eventuais alterações nos preços dos fretes internacionais.


Organização e assessoria especializada com certeza ajudam muito nesse planejamento. É interessante que, sempre que possível, as empresas tentem antecipar seus pedidos para evitar que os embarques ocorram próximas a estes períodos de recesso. Além disso, quando se tem parceiros fortes na China, os escritórios especializados conseguem boas condições na intermediação dos negócios, buscando desenvolver estratégias para minimizar os impactos nesta situação. Adequação, planejamento financeiro e experiência logística são fundamentais para que não haja problemas na reposição dos produtos aos importadores do Brasil.


O mais importante e mais prolongado feriado Chinês (Ano Novo Chinês – Spring Festival) que em 2021, iniciará entre os dias 11 a 27 de fevereiro, é baseado sempre no calendário Lunar. São cerca de 3 semanas úteis de folga que essa tradicional comemoração se realiza e é uma espécie de homenagem aos ancestrais e outra divindades.


Principais Feriados em 2021:


Ano Novo Ocidental – New Year Holiday

1º de Janeiro


Ano Novo Chinês – Spring Festival

11 a 27 de Fevereiro


Ching Ming Festival

4 de Abril


Dia do Trabalho – Labour Day

1º de maio


Dragon Boat Festival

14 de Junho


Festival do Meio Outono

21 de Setembro


Dia Nacional – National Day

01 a 07 de outubro


Fonte: https://publicholidays.cn/2021-dates/


Nós da DAMA estamos sempre preparados para essas datas, assessorando nossos clientes e orientando quanto ao planejamento e controle de estoque, serviço de logística e atenção aos fretes internacionais. Não deixe então de fazer negócios com o mundo, mas faça sempre com segurança.


39 visualizações0 comentário
bottom of page