• Renato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

Importação de Amostra: Como funciona e porque investir nessa opção!


Importar amostra é uma ótima alternativa para quem planeja iniciar uma operação com produtos importados, e quer saber mais informações sobre a procedência e qualidade do material. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse assunto.


Importação da amostra é muito utilizada quando uma empresa está desenvolvendo um novo fornecedor no exterior. Através do recebimento das amostras, você pode conhecer melhor a qualidade do produto, seu acabamento, performance e durabilidade, antes de fazer uma compra maior.


Antes de importar, primeiro deverá ser definido se a amostra terá valor comercial ou não e o valor das amostras a serem importadas. Esse detalhe é importante porque a legislação e o recolhimento de impostos mudam conforme a finalidade.


A importação expressa, aquela realizada através de empresas denominadas como courier, são muito utilizadas nas importações de amostras, principalmente pela agilidade no transporte e no despacho aduaneiro. Por outro lado, dependendo do peso e volume das amostras, o custo pode acabar ficando alto no momento da importação.


É muito comum que as amostras sejam normalmente importadas sem valor comercial, isto é, a empresa pagará tributos na importação, mas não será necessário realizar o pagamento dos produtos ao exportador.


Quando o exportador cobra as amostras, elas deverão ser importadas com cobertura cambial, tendo que pagar os produtos ao exportador e também os tributos inerentes à importação.


Precisa importar amostras para o seu negócio?! Conte com a Dama Import Export para realizar todo o procedimento burocrático de forma clara e objetiva!


Leia também: Como fazer a primeira importação.

27 visualizações0 comentário