top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

Como fazer a primeira importação

Cada vez mais amplia-se a base de importadores no Brasil. Porém, quem deseja importar pela primeira vez, precisa se cercar de alguns cuidados e detalhes, especialmente a legislação. Quer saber mais? Separamos os principais pontos.

1 – Pessoas físicas ou jurídicas podem realizar importações no Brasil. Porém, pessoa física só pode importar para uso e consumo próprio, já pessoa jurídica pode importar para consumo, distribuição e revenda.


2 – Antes de procurar fornecedores e produtos, sua empresa precisa estar preparada e bem assessorada. Existem regras que precisam ser cumpridas, e só quem fornece consultoria especializada pode explicar todos os caminhos. Aqui na Dama temos a expertise que sua empresa precisa para dar início em todo o processo.


3 – Importar ou exportar exige habilitação na Receita Federal, ou o chamado Radar/Siscomex. A empresa precisa estar habilitada e uma série de documentos são exigidos para garantir que todo o processo seja assertivo. Também é necessário escolher o tipo de modalidade.


Entre os outros detalhes, estão escolha e desenvolvimento de fornecedores, custos, impostos, procedimentos alfandegários e muito mais. Por estas razões, as primeiras importações devem ser acompanhadas e orientadas por especialistas. Um erro pode custar valores altos e uma grande dor de cabeça. Confiar o trâmite do comércio internacional para a Dama, vai te trazer tranquilidade e segurança.


39 visualizações0 comentário
bottom of page