• Renato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

Como enviar uma amostra do seu produto para o Exterior!


Ingressar em mercados internacionais é uma excelente forma de expandir a carteira de cliente, adquirir novos clientes e reduzir custos.


O processo de envio e recebimento de amostras é parte importante no desenvolvimento comercial, tanto na importação quanto na exportação, pois permite verificar a qualidade de novos produtos, além de realizar uma análise de performance e durabilidade, antes da negociação de um pedido maior.


A maneira mais comum enviar ou receber amostras internacionais, é através da Remessa Expressa, podendo ser através de empresas de courier, tais como Fedex, DHL, UPS ou TNT. Também é comum o envio através de EMS (Express Mail Service), uma modalidade de entrega expressa realizada em parceria por correios de cerca de 200 países.

Para realizar o envio, é necessário emitir uma Nota Fiscal de saída para o destinatário no exterior, e também, emitir uma Fatura Comercial, com todos os dados do produto, mas indicando que o produto não tem valor comercial. Sendo enviado via empresa de courier internacional ou pelos Correios, será gerado um AWB, que é o conhecimento de carga e que acompanhará a mercadoria no transporte da carga, junto de toda a documentação preparada pelo exportador.

É importante sempre prestar atenção nas quantidades enviadas como amostra, pois ao enviar uma quantidade maior de amostras, as entidades alfandegárias podem interpretar que os produtos estão sendo enviados ou adquiridos para comercialização, e caracterizar o processo como uma operação de importação ou exportação formal, aumentando os custos do processo.


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