top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

7 etapas para importar com segurança!


Importar produtos é uma importante decisão estratégica, porém é necessário fazer isso de forma segura! Vamos apresentar 7 etapas para você entender melhor como o processo funciona!


1 – Saiba qual o produto: ao pesquisar os produtos, entenda quais as qualidades e benefícios que ele irá trazer a sua produção. Nessa etapa, é importante através de amostras, ou outras formas, comprovar a integridade do material.

2 – Fornecedores confiáveis: conheça quem você está negociando! Nessa etapa, é importante estar certo se o fornecedor tem boa reputação no mercado internacional, se presta um bom atendimento com relação a qualidade e prazos de entrega.


3 – Cadastro no Radar Siscomex: SISCOMEX significa Sistema Informatizado da Secretaria da Receita Federal, e aqui, você cadastra todos os dados da sua empresa ou mesmo de pessoa física. Existem alguns critérios e limites de importação dependendo do cadastro no SISCOMEX.


4 - Análise de custos: os custos exigidos para uma importação podem ser divididos entre custos nacionais e internacionais e cada um tem seu valor e forma de pagamento diferenciados. Planejamento e análise dos custos de importação são essenciais para ter um bom fluxo de importação, e evitar surpresas como bloqueios, multas e outros custos que podem extrapolar o orçamento do processo. Além disso, o pagamento internacional exige conhecimento e análise cambial.


5 – Providenciar documentação necessária: dependendo da carga que será importada, existem algumas documentações que são exigidas junto aos órgãos responsáveis. Além disso, existem as documentações que fazem parte do processo de importação: conhecimento de carga original, fatura comercial, documentos de arrecadação fiscal, documentos exigidos por forças de acordos internacionais ou legislação específica. É preciso estar atento!


6 – Desembaraço aduaneiro: ele é conhecido como a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que esta possa entrar no país, nesse caso a importação. Ele registra a conclusão da conferência aduaneira e autoriza a entrega da mercadoria ao interessado, sendo o último ato do procedimento do despacho.


7 – Análise de fretes e logística: nessa etapa, você deverá buscar formas de transportar o seu produto e as cobranças do frete para encontrar a opção que se encaixe no seu orçamento. Existem diversas modalidades de transportes e cada uma tem a sua particularidade.


As etapas de um processo de importação fazem parte da rotina do profissional de comércio exterior, são inúmeros detalhes que contribuem para o sucesso de todo o processo de importação. Por isso, não deixe de entrar em contato com a DAMA e converse com um de nossos profissionais que iremos ajudá-lo com todo conhecimento e segurança necessários.



31 visualizações0 comentário
bottom of page