top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

Você concorda que o produto é a alma do negócio?!

Uma empresa consegue se solidificar e crescer quando entrega produtos e serviços com qualidade, por isso que acreditamos que o produto é a alma do negócio.

A alma de uma empresa que deseja ser reconhecida como referência, precisa de consistência e eficiência ao desenvolver produtos.


Se o produto é a alma, uma boa pesquisa deve ser feita antes de entrar em um mercado internacional. Afinal, cada país tem uma cultura e o que funciona em um pode não funcionar em outro. Os consumidores têm perfis distintos conforme cultura e poder de consumo. Dependendo da região, um mesmo produto precisa de adaptações e às vezes maior custo.


Um exemplo que gosto de falar é sobre o produto Segway que esperava revolucionar o transporte urbano no mundo. Mas com as diferentes legislações no mercado, o produto encontrou desafios, por exemplo, alguns países avaliaram o Segway como veículo motorizado, exigiram licença e proibiram o tráfego em calçadas. Enquanto outros não permitiram a utilização nas estradas. Outro problema é que o valor do patinete concorre diretamente com as bicicletas.


As empresas precisam ter a consciência de que é necessário investir para pesquisar o público alvo e perfil do consumidor, pois só desta forma vai reduzir riscos e entrar com mais segurança no mercado.





25 visualizações0 comentário
bottom of page