top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

Saiba com quais países o Brasil tem acordos comerciais

Atualizado: 11 de nov. de 2020


O Brasil possui acordo comercial com vários países, e é importante dizer que eles são importantes no âmbito comercial e político. Eles abrem mercados, possibilitam mais compradores no exterior, competição de mercados e empresas. E você sabe quais países o Brasil tem acordos comerciais? Leia abaixo.

Grande parte dos acordos comerciais foram feitos por meio da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), instituída em 1980 pelo Tratado de Montevidéu com objetivo de continuar o processo de integração econômica iniciado em 1960 pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC). A ideia é a implantação de mercado comum latino-americano, com adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não-tarifárias. São 13 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Mercosul é o principal acordo. É formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países, foi criado em 1991 com o intuito de aumentar a oferta de emprego e renda, melhora da produtividade e intensificação das relações econômicas entre os países.

Ainda existem acordos comerciais com a Índia, Israel, países da União Aduaneira da África Austral, formada pela África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto e Suazilândia, e Egito.

Preferência tarifárias: para saber mais sobre as preferências tarifárias, o governo brasileiro disponibiliza de forma gratuita o Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiro, o CAPTA.

Quer exportar e ainda tem dúvidas? Nós temos


explicamos o passo a passo e prestamos a assessoria que sua empresa precisa.


58 visualizações0 comentário
bottom of page