Investimento Chinês dobra no Brasil e coloca o País no Top 3 Global!
- Renato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

- 17 de set. de 2025
- 1 min de leitura

O Brasil entrou de vez no radar internacional de investimentos e se tornou o terceiro maior destino de capital chinês no mundo em 2024, segundo o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). No total, foram US$4,2 bilhões investidos em 39 projetos, um recorde histórico para o país.
O aumento representa mais que o dobro em relação a 2023 e mostra uma mudança importante na estratégia chinesa. Se antes os aportes estavam concentrados em grandes projetos de petróleo e energia, agora o foco se diversificou: energia renovável, veículos elétricos, tecnologia e até serviços de entrega receberam atenção.
Para Uallace Moreira, do MDIC, a entrada da China “gera um choque de competitividade” e pode impulsionar a indústria nacional. No entanto, ele ressalta que é essencial estimular as cadeias produtivas locais, evitando que fábricas se limitem a importar peças para montagem no Brasil.
Esse movimento ocorre em meio às tensões comerciais entre China e Estados Unidos, que levaram empresas chinesas a ampliar sua presença em economias emergentes. Ainda assim, os EUA seguem como principal investidor no Brasil, com US$8,5 bilhões.
O desafio agora é transformar esses investimentos em oportunidades duradouras para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Leia também: Você sabe o que é DTA no comércio exterior?








Comentários