Sim, é possível importar quantidades muito pequenas, seja em volume ou valor, através da importação de amostras.
Importamos amostras para analisar o produto, e analisar se ele atende as nossas necessidades. Mas após a aprovação dela, eu como um pequeno empresário, preciso trazer os produtos em um container cheio, comprando a partir de USD 1.000,00, ou algumas poucas centenas de produtos?
Não é preciso, pois é possível embarcar através de um embarque chamado LCL, enquanto grandes quantidades seria via FCL.
Por que trazer amostras, e como o LCL pode me ajudar?
Trazendo amostras você diminui muito os riscos de não gostar do produto, seja por qualquer razão desde qualidade, funcionamento, especificações, entre outras. A importação de amostra é muito simples e rápida, já que ela vem de avião.
Mas afinal, após a aprovação da amostra, eu preciso trazer um container completo para importar apenas USD 4.000,00 ou USD 1.000,00? Não, é possível alugar apenas uma parte do container, podendo trazer pequenas quantidade que variam de kgs até toneladas, ou mesmo produtos que seja muito volumoso.
O que é LCL e FCL?
LCL é a sigla para “Less Container Load”, utilizada somente para embarques marítimos por meio de containers.
Isso significa que o importador não precisa embarcar a sua carga em um container cheio, e sim apenas “alugar” um espaço desse container. A sua mercadoria será embarcada em um container na qual irá dividir o espaço com outras mercadorias de outros exportadores. Então, se a carga do importador não irá preencher um container cheio, é possível embarcar na modalidade LCL.
Então fica o questionamento, “irei pagar o frete internacional cheio?”. Não! Apenas irá pagar o frete proporcional ao peso ou volume da sua mercadoria.
FCL é a sigla para “Full Container Load”, utilizada somente para embarques marítimos por meio de containers.
Isso significa que o importador irá contratar um frete internacional para embarcar somente a sua carga em um container. Diferente do LCL, está modalidade irá apenas ter a carga do importador dentro do container, pois você o “alugou” sozinho.
Nesta modalidade, irá pagar o valor integral do container.
Quando utilizá-los?
Vários fatores são identificados como decisivos quando decidir sobre embarcar a sua carga em um LCL ou FCL.
● Vantagens LCL:
É possível embarcar cargas pequenas, variando de agente para agente. Podendo embarcar 100 kg ou 5 toneladas, 1 m³ ou 15 m³;
O valor do frete e taxas de destino são muito mais acessíveis do que o FCL;
● Desvantagens LCL:
Os embarques são semanais e não diários;
Há maiores riscos de avarias pois há muito manuseio de outras cargas que irão carregar junto com a sua;
Os custos de armazenagem e despesas portuárias são mais caros;
O embarque na origem, e liberação no destino é mais demorado pois há a necessidade de desconsolidação e desova no terminal destinado.
● Vantagens FCL:
Há embarques diários dependendo da rota;
Maior agilidade no embarque na origem e na liberação no destino;
Maior segurança para a sua carga, pois não haverá manuseio de outras cargas, diminuindo o risco de avaria;
Custos de terminais menores se comparado ao embarque LCL;
● Desvantagens FCL:
Frete internacional e despesas de destino mais caras se comparado ao embarque LCL;
Nós da DAMA analisamos minuciosamente qual é a melhor modalidade para embarcar a sua carga com base nas suas especificações e informações. Além disso, conseguimos fazer estimativas de todos os valores que envolvem uma importação, para comparar todas as opções disponíveis, escolhendo a melhor delas, para entregar a mercadoria na porta da sua empresa.