top of page
  • Foto do escritorVictor Hugo D. Bongiolo

Importar somente 10kg ou U$10,00, é possível? Conheça a importância da Importação de amostras e o LCL!


Sim, é possível importar quantidades muito pequenas, seja em volume ou valor, através da importação de amostras.

Importamos amostras para analisar o produto, e analisar se ele atende as nossas necessidades. Mas após a aprovação dela, eu como um pequeno empresário, preciso trazer os produtos em um container cheio, comprando a partir de USD 1.000,00, ou algumas poucas centenas de produtos?

 

Não é preciso, pois é possível embarcar através de um embarque chamado LCL, enquanto grandes quantidades seria via FCL.

 

Por que trazer amostras, e como o LCL pode me ajudar?

 

Trazendo amostras você diminui muito os riscos de não gostar do produto, seja por qualquer razão desde qualidade, funcionamento, especificações, entre outras. A importação de amostra é muito simples e rápida, já que ela vem de avião.

Mas afinal, após a aprovação da amostra, eu preciso trazer um container completo para importar apenas USD 4.000,00 ou USD 1.000,00? Não, é possível alugar apenas uma parte do container, podendo trazer pequenas quantidade que variam de kgs até toneladas, ou mesmo produtos que seja muito volumoso.

  

O que é LCL e FCL?

 

LCL é a sigla para “Less Container Load”, utilizada somente para embarques marítimos por meio de containers.

Isso significa que o importador não precisa embarcar a sua carga em um container cheio, e sim apenas “alugar” um espaço desse container. A sua mercadoria será embarcada em um container na qual irá dividir o espaço com outras mercadorias de outros exportadores. Então, se a carga do importador não irá preencher um container cheio, é possível embarcar na modalidade LCL.

Então fica o questionamento, “irei pagar o frete internacional cheio?”. Não! Apenas irá pagar o frete proporcional ao peso ou volume da sua mercadoria.

 

FCL é a sigla para “Full Container Load”, utilizada somente para embarques marítimos por meio de containers.

Isso significa que o importador irá contratar um frete internacional para embarcar somente a sua carga em um container. Diferente do LCL, está modalidade irá apenas ter a carga do importador dentro do container, pois você o “alugou” sozinho.

Nesta modalidade, irá pagar o valor integral do container.

 

Quando utilizá-los?

 

Vários fatores são identificados como decisivos quando decidir sobre embarcar a sua carga em um LCL ou FCL.

 

●      Vantagens LCL:

 

  1. É possível embarcar cargas pequenas, variando de agente para agente. Podendo embarcar 100 kg ou 5 toneladas, 1 m³ ou 15 m³;

  2. O valor do frete e taxas de destino são muito mais acessíveis do que o FCL;

 

●      Desvantagens LCL:

 

  1. Os embarques são semanais e não diários;

  2. Há maiores riscos de avarias pois há muito manuseio de outras cargas que irão carregar junto com a sua;

  3. Os custos de armazenagem e despesas portuárias são mais caros;

  4. O embarque na origem, e liberação no destino é mais demorado pois há a necessidade de desconsolidação e desova no terminal destinado.

 

●      Vantagens FCL:

 

  1. Há embarques diários dependendo da rota;

  2. Maior agilidade no embarque na origem e na liberação no destino;

  3. Maior segurança para a sua carga, pois não haverá manuseio de outras cargas, diminuindo o risco de avaria;

  4. Custos de terminais menores se comparado ao embarque LCL;

 

●      Desvantagens FCL:

 

  1. Frete internacional e despesas de destino mais caras se comparado ao embarque LCL;

  

Nós da DAMA analisamos minuciosamente qual é a melhor modalidade para embarcar a sua carga com base nas suas especificações e informações. Além disso, conseguimos fazer estimativas de todos os valores que envolvem uma importação, para comparar todas as opções disponíveis, escolhendo a melhor delas, para entregar a mercadoria na porta da sua empresa.

49 visualizações0 comentário
bottom of page