top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

Em 2022, o número de municípios brasileiros que realizaram exportações atingiu uma marca histórica.


De acordo com o novo Panorama dos Municípios Brasileiros no Comércio Exterior, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2022, o número de municípios exportadores atingiu o recorde de 2.407 cidades.


Esse número representa 43% dos municípios brasileiros, a maior quantidade da série histórica iniciada em 1997. Segundo a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres: "A abertura de mercados estrangeiros para as empresas locais proporciona aumento da demanda por seus produtos e serviços. Isso, por sua vez, atrai investimentos e leva à criação de novos empregos, tanto diretamente nesses negócios, quanto indiretamente, em setores relacionados”.


O estado com a maior proporção de municípios exportadores foi o Espírito Santo, com 74,4% dos 78 municípios capixabas exportando. São Paulo, por sua vez, é o estado com a maior quantidade de exportadores, totalizando 435 empresas com vendas internacionais. O Rio de Janeiro foi o maior município exportador brasileiro em 2022, com vendas de US$ 21,9 bilhões, representando 6,6% das exportações nacionais. Os Estados Unidos foram o destino de maior número dos municípios exportadores, com 1.452 municípios fornecendo produtos àquele país. Em seguida estão, China, com 998 municípios brasileiros fornecedores; Paraguai, com 966; Uruguai, com 941; e Argentina, com 907.


No que se refere à importação, os 2.306 municípios importadores representaram 41,4% do total do país. São Paulo também lidera a lista, com 420 cidades comprando produtos do exterior. Em termos relativos, o Estado do Rio de Janeiro possui a maior proporção de municípios que adquirem produtos do mercado internacional, com 72,8%. Santa Catarina vem logo em seguida com 67,5% de cidades importadoras, acompanhada de São Paulo, com 65,1%; Espírito Santo, com 60,3%; Paraná, com 56,1%; e Mato Grosso do Sul, com 54,4%.


20 visualizações0 comentário
bottom of page