top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

Demurrage e Detention: O que são, quais as principais causas e como evitá-las.


No comércio exterior, Demurrage e Detention são duas taxas que podem gerar custos adicionais consideráveis para importadores e exportadores. Apesar de serem frequentemente confundidas, elas possuem diferenças importantes que devem ser compreendidas para otimizar a gestão da cadeia logística e evitar despesas desnecessárias.

 

Demurrage: refere-se à taxa cobrada pela companhia marítima pela retenção do contêiner no porto de destino após o período livre de armazenagem ("free time"). Esse período varia de acordo com o contrato de transporte, mas geralmente é de 7 a 10 dias. A demurrage é devida quando a demora na devolução do contêiner impacta a rotatividade da frota da empresa de navegação.

 

Detention: Já a detention se aplica à retenção do contêiner no terminal de origem ou destino por motivos alheios à companhia marítima, como atrasos na liberação da carga pela aduana ou falta de documentação. A cobrança da detention visa compensar a indisponibilidade do contêiner para outros embarques.

 

Principais causas de Demurrage e Detention:

Falta de planejamento: má estimativa do tempo necessário para desembaraço aduaneiro, içamento da carga, etc.

Atrasos na liberação da carga pela aduana: documentação incompleta, pendências fiscais, etc.

Problemas de comunicação entre as partes envolvidas: falta de sincronização entre transportadoras, importadores, exportadores e agentes aduaneiros.

 

Como evitar Demurrage e Detention:

Planejamento detalhado: estimar com precisão o tempo necessário para cada etapa da operação.

Comunicação eficiente: manter contato constante com todas as partes envolvidas na cadeia logística.

Agilidade na documentação: preparar toda a documentação necessária com antecedência.

 

Por isso, na DAMA, nossos clientes encontram uma equipe especializada para desenvolver um planejamento com uma comunicação eficiente e profissionalismo na gestão da cadeia logística para reduzir o risco de Demurrage e Detention.

 

14 visualizações0 comentário
bottom of page