
Renato Barata Gomes | CEO Dama Import Export
Como evitar multas na hora de importar os seus produtos!

A importação direta como estratégia de competitividade pode ser superinteressante para as empresas. Porém, é muito importante que as empresas sigam os protocolos e normas aduaneiras no momento da importação para evitar imprevistos que possam gerar aplicação de multas. Alguns erros bastante comuns que podem gerar incidência de multas são:
Omissão ou erro nas informações da fatura comercial:
A fatura comercial (commercial invoice) é um documento importante pois ele detalha a maior parte do acordo comercial realizado entre o exportador e o importador. A fatura deve conter as seguintes indicações (art. 557 do Decreto 6759 de 05 de Fevereiro de 2009, Regulamento Aduaneiro):
• nome e endereço, completos, do exportador;
• nome, endereço, completos, e CNPJ do importador;
• nome, endereço, completos, e CNPJ do adquirente;
• especificação das mercadorias em português ou em idioma oficial do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, ou, se em outro idioma, acompanhada de tradução em língua portuguesa, a critério da autoridade aduaneira, contendo as denominações próprias e comerciais, com a indicação dos elementos indispensáveis à sua perfeita identificação. Os idiomas oficiais do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio são o inglês, o francês e o espanhol;
• marca, numeração e, se houver, número de referência dos volumes;
• quantidade e espécie dos volumes;
• peso bruto dos volumes, entendendo-se, como tal, o da mercadoria com todos os seus recipientes, embalagens e demais envoltórios;
• peso líquido, assim considerado o da mercadoria livre de todo e qualquer envoltório;
• país de origem, como tal entendido aquele onde houver sido produzida a mercadoria ou onde tiver ocorrido a última transformação substancial;
• país de aquisição, assim considerado aquele do qual a mercadoria foi adquirida para ser exportada para o Brasil, independentemente do país de origem da mercadoria ou de seus insumos;
• país de procedência, assim considerado aquele onde se encontrava a mercadoria no momento de sua aquisição;
• preço unitário e total de cada espécie de mercadoria e, se houver, o montante e a natureza das reduções e dos descontos concedidos ao importador;
• frete e demais despesas relativas às mercadorias especificadas na fatura;
• condições e moeda de pagamento; e
• termo da condição de venda (INCOTERM).
É também muito importante que todos os produtos que estão sendo embarcados no processo, mesmo o envio de amostras sem valor comercial, sejam declarados na fatura comercial.
Divergência entre o preço declarado e o preço real
Ela ocorre quando o valor pago do fornecedor é diferente do valor declarado, e apesar de acontecer por falta de atenção, essa prática ilegal é comumente usada para beneficiar importadores e cobrar menos impostos sobre os produtos.
Classificação fiscal indevida
A NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um sistema de identificação que classifica as mercadorias, e com base no código, define a tributação dos impostos. Nessa etapa, a fiscalização é rígida, pois o erro no processo pode alterar o valor recolhido dos impostos.
Por isso, no momento de classificar a mercadoria é muito importante identificar e comparar a descrição contida no NCM, com as especificações dos produtos a serem importados, para que as mesmas estejam alinhadas.
Descrição incompleta da mercadoria na declaração de importação
Esta é uma situação bastante cobrada pela Receita Federal. A descrição do produto no momento da nacionalização do produto deve ser a mais completa possível, incluindo a descrição do produto, os principais materiais na sua composição, a sua aplicação, a marca, etc.
A descrição completa também facilita a verificação da classificação fiscal das mercadorias.
Listamos abaixo alguns cuidados essenciais para evitar multas:
- Cautela na classificação fiscal;
- Atenção no tratamento administrativo;
- Revise todos os documentos de importação;
- Planeje a operação do início ao fim;
- Conte com uma assessoria.
Para evitar a redução deste tipo de situação, conte com a ajuda de profissionais qualificados para realizar a importação ou exportação dos seus produtos! Conte com a Dama!
Leia também: 4 dicas de como ser mais produtivo no trabalho!