Anunciadas Novas Tarifas de Exportação entre EUA e Brasil.
- Renato Barata Gomes | CEO Dama Import Export
- 9 de abr.
- 1 min de leitura

A nova política tarifária anunciada pelos Estados Unidos, que impõe uma alíquota mínima de 10% sobre produtos importados do Brasil, marca uma mudança significativa no ambiente do comércio internacional. Longe de representar uma vantagem imediata, a medida reforça a necessidade de análise crítica e planejamento estratégico por parte das empresas brasileiras, especialmente diante de possíveis instabilidades e reações de outros mercados globais.
Na Dama, acompanhamos de perto os desdobramentos das políticas comerciais internacionais e reforçamos a importância de tomar decisões com base em dados atualizados e leitura crítica do mercado. A inclusão do Brasil em uma faixa tarifária relativamente mais branda pode, sim, criar vantagens táticas para determinados setores que antes eram dominados pela China — país que sofreu um aumento tarifário de 67%.
Contudo, é fundamental destacar que essa política tarifária faz parte de uma estratégia mais ampla dos EUA, como a reindustrialização do país, podendo levar a uma diminuição das importações para fortalecer a produção nacional. Uma coisa é certa: ocorrerão instabilidades no comércio internacional, ajustes nos preços e reações em cadeia de outros países. Ou seja, o que hoje pode parecer uma vantagem, amanhã pode exigir adaptação rápida e inteligência comercial.
O momento é de atenção e planejamento. O fortalecimento das relações bilaterais com os EUA e a ampliação de acordos comerciais devem ser mais fortes do que nunca.
Na Dama, reiteramos nosso compromisso de manter nossos clientes atualizados com informações precisas, contextualizadas e relevantes, sempre com foco em antecipar tendências e fortalecer a posição de nossos parceiros no mercado global.
Comments