top of page
  • Foto do escritorRenato Barata Gomes | CEO Dama Import Export

5 tecnologias que vão transformar os negócios


Devemos estar atentos às mudanças e novas tecnologias, pois são elas que trazem grandes transformações e impactos nos negócios.


A Realidade Virtual é uma tecnologia de interface que induz efeitos visuais, sonoros e até táteis, simulando uma imersão do usuário. Nos negócios internacionais hoje, um fabricante na China consegue, como exemplo, criar um tour virtual em suas facilidades, fazendo com que o cliente consiga fazer uma imersão na fábrica e no showroom, e desta forma possa conhecer os produtos e a infraestrutura de uma empresa sem a necessidade de estar presente fisicamente.

Outra tecnologia é a Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos capaz de reunir e transmitir dados. Você consegue ligar a televisão pelo celular, programar para ligar o ar condicionado, antes mesmo de chegar em casa. Nos negócios internacionais, objetos como contêineres podem ser monitorados constantemente transmitindo dados estatísticos de temperatura, embalagens podem conter microchips que transmitem dados de localização para rastreamento de cargas, etc.


A Inteligência Artificial consiste em dispositivos que simulam a capacidade humana de racionar e tomar decisões. É muito comum vermos ela aplicada em jogos de computador, e no mundo corporativo, já há muitos projetos voltados a traduções simultâneas em aplicativos de videoconferência, onde ao utilizar o software, uma pessoa no Brasil estará falando em Português, e seu cliente no outro lado estará recebendo o som já traduzido de forma simultânea em inglês.


Na parte de finanças, temos o Fintech e Blockchain. O termo Fintech vem de finanças com tecnologia. Blockchain é uma tecnologia que se enquadra no conceito de Fintech.

Há algum tempo se fala sobre a criação de moedas digitais onde se possa fazer pagamentos sem a utilização de intermediários. O Blockchain é um livro de razão pública que faz o registro da transação virtual. Nos negócios internacionais, possibilitaria o pagamento internacional utilizando moedas digitais de forma segura e custos reduzidos.


26 visualizações0 comentário
bottom of page